sábado, 21 de agosto de 2010

O POLICIAL NA LITERATURA - PARTE 2

O POLICIAL NA LITERATURA – PARTE 2

Por Jorge Lobo

O ROMANCE NEGRO( e por extensão, o conto )

- Seu criador foi Dashiel Hammett ( década de 20, revista Black Mask, onde era pago por palavras )

CARACTERÍSTICAS:

- Crítica ético-político-social: alegoria da nossa sociedade e de suas mazelas.

- Pessimismo.

- A Imoralidade ou amoralidade são admitidas e não aparecem apenas como contraponto da moralidade convencional.

- O detetive é falível, não resolve sempre o mistério e a explicação final não é inquestionável.

- Rompimento da estrutura da dupla história: nem sempre há mistério, embora ele exista em alguns casos. Nesses casos, porém, sua importância é secundária.

- Ação violenta.

- O amor tem vez nesse tipo de história e ele muitas vezes é bestial.

- Ódios ardentes.

- Presença de gírias e palavrões.

- Linguagem coloquial.

- Vê-se o humor com frequência.

- O detetive é um profissional.

- O narrador ou é impessoal e indefinido ou, como acontece na maioria das vezes é o próprio protagonista. A narrativa se dá no presente, o narrador e o receptor estão passo a passo . Além disso, o narrador é não-introspectivo, abrindo a possibilidade de inferirmos sobre as características das personagens.

- O detetive não tem imunidade garantida.

- O detetive não é fino, não é elegante e nem sutil.

Assim como Van Dine, um outro escritor de livros policiais, Raymond Chandler, também enumerou algumas regras para o romance policial. Por ser chandler adepto do policial noir, essas formulações ,que foram resumidas por Fr. Lacasin, trazem um ponto de vista diferente do de Van Dine:

1)A situação original e o desfecho devem ter motivos plausíveis;

2)Os erros técnicos sobre os métodos do assassinato ou da investigação não são mais admissíveis;

3)Personagens, ambiências e atmosfera devem ser realistas;

4)A intriga deve ser solidamente escrita e ter um interese enquanto história;

5)A estrutura deve ser bastante simples para que a explicação final seja a mais breve possível e acessível a todos;

6)A solução deve parecer inevitável, possível e não trucada;

7)É preciso escolher entre duas óticas inconciliáveis : história de enigma ou aventura violenta;

8)O criminoso sempre deve ser punido; não forçosamente por um tribunal;

9)É preciso ser honesto com relação ao leitor e não ocultar-lhe nenhum dado.

Exemplos de autores: Dashiel hammett, Raymond Chandler, James H. Chase, Ross macdonald

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