quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DICIONÁRIO DO DIABO


DICIONÁRIO DO DIABO (MELHORES MOMENTOS)



A

ABSTÊMIO – Pessoa fraca, que cede à tentação de negar a si um prazer. O abstêmio total é o que se abstêm de tudo, menos da abstenção.

- Alguém que se abstém de bebidas fortes, às vezes totalmente, outras vezes quase.

ABSURDO – Declaração ou crença manifestamente discordante da nossa opinião.

- Qualquer objeção levantada a este excelente dicionário.


ADMIRAÇÃO – Nosso polido reconhecimento da semelhança de outrem conosco.

ALIANÇA – Em política internacional, a união de dois ladrões que têm as mãos de tal modo enfiadas nos bolsos um do outro que não podem separadamente pilhar um terceiro.

ALTAR – Lugar em que o sacerdote outrora arrancava os intestinos da vítima para fins de adivinhação e cozinhava sua carne aos deuses. A palavra é hoje raramente usada, exceto com referência ao sacrifício da liberdade e da paz de dois tolos, um homem e uma mulher.

AMBIÇÃO – Desejo dominador de ser vilipendiado pelos inimigos em vida e ridicularizado pelos amigos depois de morto.

AMBIDESTRO – Capaz de bater uma carteira com igual perícia tanto com a direita quanto com a esquerda.

AMIZADE – Barco de tamanho suficiente para levar dois no bom tempo, mas apenas um na borrasca.

ANO – Període de trezentos e sessenta e cinco desapontamentos.

C

CANDIDATO – Cavalheiro modesto que foge à distinção da vida privada e busca diligentemente a honrosa obscuridade do cargo público.

CÍNICO – Biltre cuja visão defeituosa vê as coisas como elas são, não como deveriam ser.

CLÉRIGO – Homem que se dedica a cuidar dos nossos interesses espirituais, como meio de melhorar os seus materiais.

COMÉRCIO – Espécie de transação em que A rouba de B as mercadorias de C, e, como compensação, B furta do bolso de D o dinheiro pertencente a E.

CONHECIDO – Pessoa que conhecemos bem o suficiente para tomar-lhe dinheiro emprestado, mas não para emprestar-lhe.

D

DICIONÁRIO – Perverso expediente literário para atrapalhar o crescimento da língua e torna-la dura e inelástica. ESTE DICIONÁRIO, TODAVIA, É OBRA DAS MAIS ÚTEIS.

DIPLOMACIA – A arte honrosa de mentir pela pátria.

DISTÂNCIA – A única coisa que os ricos permitem que os pobres tenham de seu e conservem.

F

FRAQUEZAS – Certos poderes primaciais da mulher tirânica, com os quais ela mantém o domínio sobre o macho da espécie, forçando-o ao serviço de sua vontade e paralisando suas energias rebeldes.

I

IDIOTA – Membro de uma grande e poderosa tribo cuja influência nos assuntos humanos sempre foi dominante e controladora.

- A Atividade do idiota não se confina a qualquer área especial de pensamento ou ação, mas impregna e regula todo o conjunto. Tem ele a última palavra em tudo, e sua decisão é inapelável. Fixa os modelos de opinião e gosto, dita os limites de palavra e circunscreve a conduta com uma linha-limite.

ÍNCUBO – Alguém de uma raça de demônios altamente inconvenientes, que, embora provavelmente não de todo extintos, podem ser tidos já como superados.

- Conta Victor Hugo que o próprio Satã – tentado, sem dúvida, acima de tudo pela beleza das mulheres – às vezes se faz de incubo, para grande preocupação das boas senhoras que pretendem ser leais aos votos matrimoniais, falando assim de modo geral. Certa senhora procurou o pároco para saber como poderiam, no escuro, distinguir esses sem-vergonhas dos seus maridos, tendo o santo homem aconselhado que lhes apalpassem a testa, em busca de cornos. Mas Hugo é indelicado o bastante para duvidar da eficácia do teste.

INDECISÃO – É o principal elemento do êxito, pois, “enquanto só há uma maneira de não fazer nada, e diversas de fazer alguma coisa, das quais só uma é certa, segue-se que aqueleque, pela indecisão, fica parado, não tem tantas probabilidades de errar quanto o que vai em frente”, o que é uma forma bem clara e satisfatória de colocar a questão.

Certa ocasião, disse o General Grant ao General Granger: “Sua pronta decisão de atacar foi admirável; você teve apenas cinco minutos para decidir-se.”

Respondeu o General vitorioso: “Exatamente; é muito importante saber o que fazer numa emergência. Quando duvido entre atacar ou recuar, jamais vacilo: tiro cara ou coroa.”

“Quer dizer que fez isso agora?”

"Sim, general; mas, pelo amor de deus, não me repreenda: desobedeci à moeda.”

M

METRÓPOLE – Um baluarte do provincianismo.

O

ORAR – Pedir que as leis do universo sejam anuladas em favor de um peticionário isolado confessadamente imerecedor.

P

PAZ – Nos assuntos internacionais, um período de trapaça entre dois de guerra.

Q

QUIROMANCIA – O 947o. método de obter dinheiro por simulação. Consiste em “ler o caráter” nas rugas feitas pelo fechar da mão. A simulação não é total, uma vez que realmente se pode ler o caráter muito acuradamente por esta forma, pois as rugas de cada mão soletram perfeitamente a palavra “trouxa”. A impostura consiste em não ler alto.

S

SATÃ – Um dos erros lamentáveis do criador. Instituído como arcanjo, Satã tornou-se variadamente inconveniente e foi expulso do céu. Contudo, a meio caminho na descida parou, pendeu a cabeça em meditação e por fim voltou.

-Gostaria de pedir um favor.

-E qual é?

-Ouvi dizer que o homem está para ser criado. Necessitará de leis.

-O que, desgraçado?! Tu, designado seu adversário, carregado desde o alvorecer da eternidade de ódio à sua alma, pedes o direito de fazer-lhe as leis?

-Perdão, o que peço é que a ele mesmo caiba o direito de fazê-las.

E assim foi determinado.

SIMULAR – Pôr uma camisa limpa no caráter.

T

TELEFONE – Invenção do diabo, que anula algumas das vantagens de se manter a distância das pessoas desagradáveis.

TROGLODITA – Especificamente, um habitante das cavernas do período paleolítico, posterior à árvore e anterior ao apartamento.Uma famosa comunidade de trogloditas habitou com Davi a caverna de Adullam. Consistia a colônia em “todos os desgraçados, e todos os devedores, e todos os descontentes” – em suma, todos os socialistas de Judá.

V

VAIDADE – O tributo do tolo ao valor do asno mais próximo.

Ambrose Bierce, "Fábulas Fantásticas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário