sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O PODER DA INCERTEZA

O Poder da Incerteza


Para que o cineasta ou a cineasta atinjam seu objetivo num longa é preciso, basicamente, manter o público na poltrona, prestando atenção no enredo e importando-se com o resultado e com os personagens. Em outras palavras, é preciso a participação do público. Sem isso, o espectador vira mera testemunha, desinteressado e insensível. Isto pode matar o drama, porque uma história não é, em si, dramática; ela só é dramática na medida em que tem impacto sobre o público, na medida em que seja capaz de comover, de alguma forma. O drama (incluindo-se ai tanto a comédia quanto a tragédia) exige uma reação emocional da platéia para poder existir.

Ironicamente, nem todas as histórias "comoventes" afetam as emoções do público e, por outro lado, nem todos os filmes aparentemente diretos e cheios de ação deixam o público insensível. Uma Rajada de Balas, O Poderoso Chefão e Intriga Internacional são filmes cheios de ação, entretanto todos geram uma reação fortemente emotiva por parte do público. Uma pessoa chorando histericamente num filme não terá nenhum impacto emocional a menos que nós saibamos alguma coisa sobre ela, sobre o contexto e sobre os fatos que levaram à crise de choro.

Então, qual é o truque para manter a participação do público e criar a reação emotiva da qual depende o drama? Respondendo numa só palavra: incerteza. Incerteza sobre o futuro imediato, incerteza sobre o desenrolar dos acontecimentos. Uma outra forma de definir esta idéia seria o conceito de "esperança versus medo". Se o cineasta conseguir fazer o público torcer por certos eventos e temer determinados outros, sem que saiba, de fato, para que lado vai pender a história, terá conseguido, com a incerteza, uma ferramenta poderosíssima. Quantas vezes não nos pegamos fascinados por uma história com um forte componente de esperança e medo?

Em Casablanca, Rick vai continuar ou não alheio àquele mundo complexo e perigoso que o cerca, ainda que seu grande amor, Ilsa, esteja envolvida e implicada? Em Os Incompreendidos, conseguirá Antoine encontrar um lugar no mundo onde se encaixe? Em O Tesouro de Sierra Madre, Fred C. Dobbs sucumbirá à cobiça ou manterá sua palavra? Em Janela Indiscreta, L. B. Jeiferies conseguirá provar o que houve do outro lado do pátio antes que o assassino o encontre? Em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, será que Alvy vai conseguir manter seu relacionamento com Annie? Em o Império Contra-Ataca, será que o jovem Luke será derrotado por Vader e se entregará ao Lado negro?

Às vezes, situações idênticas mas em circunstâncias diferentes provocam esperanças e medos opostos. Um casal jovem tentando ter um filho vai torcer para que a mulher engravide naquele mês e, simultaneamente, vai ter medo de que ela não consiga. Um casal de adolescentes, ou um casal cujo envolvimento é esporádico, talvez tenha medo de que a moça esteja grávida e torça para que não esteja. Ao mesmo tempo, a incerteza da platéia não é, necessariamente, igual à dos personagens. Se o público sentir que o casal tentando ter um filho não combina, que o casamento deles está por um fio e que o bebê vai se ressentir da separação iminente, o espectador é capaz de estar torcendo para que ela não fique grávida e temendo que ela consiga, ao passo que os personagens sentem exatamente o oposto.

Como é que se cria essa sensação de incerteza, esse conceito de "esperança versus medo", no público? Em primeiro lugar, e acima de tudo, o público precisa simpatizar, nem que seja minimamente, com um ou mais dos personagens principais. O passo seguinte para se criar esperança e medo é deixar que o público saiba o que potencialmente pode acontecer, mas nunca o que vai acontecer.

Em Tempos Modernos (Modern Times), Charlie Chaplin é vigia noturno numa loja de departamentos. Ele põe um par de patins nos pés e começa a exibir suas habilidades para Paulette Goddard usando uma venda nos olhos. Vai patinar justamente na área onde a loja passa por uma reforma, ao lado de um imenso buraco no chão. Ele patina na beirada do buraco, afasta-se, aproxima-se um pouco mais, afasta-se de novo, volta para perto do buraco, depois pára. Durante o tempo todo estamos rindo, mas tensos, sentindo uma forte sensação de esperança e medo.Se não soubéssemos do buraco no chão, se não pudéssemos prever o que poderia acontecer, não haveria tensão, não haveria esperança e medo e, portanto, não haveria drama. Mas como sabemos que ele pode despencar, entretanto não sabemos se ele vai ou não despencar mesmo, ficamos num estado de incerteza e, conseqüentemente, estamos participando.

A base dessa participação, portanto, é a antecipação. A antecipação do que pode ou não acontecer é uma situação informada, não é uma situação de ignorância.Em outras palavras, se não conhecemos os perigos ou os benefícios que podem advir no futuro próximo do filme, não somos capazes de antecipar o que pode ou não ocorrer.Um erro comum entre os roteiristas iniciantes é pensar que a única forma de evitar que o espectador adivinhe o final é mantê-lo desinformado sobre o que está acontecendo, é não divulgar informações. Mas imagine só se não tivéssemos conhecimento da existência do buraco no chão onde Carlitos patina. Imagine se não soubéssemos quem é o verdadeiro assassino em Frenesi (Frenzy). Imagine se não soubéssemos que havia bandidos atrás dos dois homens vestidos de mulher em Quanto Mais Quente Melhor (Some Like ft Hot). De onde viriam a tensão e o drama?

A chave para se evitar que o público adivinhe o que vem pela frente não é manter o espectador na ignorância e sim fazê-lo acreditar que, talvez, suas esperanças se concretizem, mas também que aquilo que ele teme pode acontecer. Ou seja, ter dois resultados igualmente plausíveis para determinada situação mantém a participação do público, porém este não é capaz de prever o resultado exato da cena ou da história.

A participação do público na história implica, portanto, o seguinte: o espectador tem um certo grau de simpatia pelo personagem, sabe o que pode acontecer ou não, está diretamente interessado num resultado ou noutro (através da esperança e do medo) e acredita realmente que tanto um quanto outro são possíveis.Tanto faz que você analise Amadeus ou Apocalipse Now, Janela Indiscreta ou E O Vento Levou, O Terceiro Homem ou Quando Duas Mulheres Pecam - a chave para que as cenas individuais e a história toda funcionem está no fato de os cineastas terem conseguido criar, no público, essa mistura de sentimentos, conhecimento e crença.Mas para poder criá-la no público, a mistura tem de existir no papel, tem de estar no roteiro.Se a criação desse relacionamento com o público não for levada em consideração na fase de roteirização, praticamente não existe qualquer esperança de superar a falha na produção do filme.

Texto extraído do livro "Teoria e Prática do Roteiro"
de Edward Mabley e David Howard

Nenhum comentário:

Postar um comentário