segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ANÁLISE INTERPRETATIVA DO FILME "UMA LIÇÃO DE TANGO"( ATENÇÃO: SPOILERS )



UMA LIÇÃO DE TANGO( "THE TANGO LESSON" )

POR JORGE LOBO

FILME ESCRITO E DIRIGIDO POR SALLY POTTER

O FILME é composto de 12 aulas mais a introdução

INTRODUÇÃO

1)A MOÇA LIMPA UMA MESA E COMEÇA A ESCREVER(IMAGENS DE SEU FILME SE ALTERNAM COM A IMAGEM DELA ESCREVENDO – O FILME APRESENTA 1 DOS PROTAGONISTAS( PROTAGONISTA MAIOR).

*O FILME FAZ UMA DIVISÃO CLARA(COLORIDO X PRETO E BRANCO) ENTRE O QUE A PERSONAGEM ROTEIRISTA IMAGINA E A “REALIDADE”, DEIXANDO AS FRONTEIRAS CLARAS PARA O ESPECTADOR. ASSIM, TODA VEZ QUE A ROTEIRISTA ESTÁ IMAGINANDO AS CENAS DO SEU FILME, ESSAS CENAS SÃO MOSTRADAS EM CORES E TODA VEZ QUE A “REALIDADE” ESTÁ EM FOCO, ESSA “REALIDADE” É MOSTRADA EM PB.

2)ELA VÊ UM ESPETÁCULO DE DANÇA DE TANGO

APRESENTAÇÃO DA OUTRA PROTAGONISTA(PROTAGONISTA MENOR) - OBS: O FILME PRATICAMENTE SÓ ENFOCA 2 PERSONAGENS

·CONTINUA A INFORMAR SOBRE O QUE VAI SER O FILME

3)CONVERSA ENTRE AS 2 PERSONAGENS(CONTINUA A APRESENTAR O ASSUNTO DO FILME )

*A INTRODUÇÃO INFORMA SOBRE O QUE VAI SER O FILME, INFORMANDO MAIS, DE FORMA EXPLÍCITA, NO ENTANTO, SOBRE OS ASSUNTOS(CINEMA E TANGO, ENCONTRO AMOROSO E PROFISSIONAL ENTRE OS PROTAGONISTAS) DO QUE SOBRE TEMÁTICA. APESAR DISSO, EXISTE REFERÊNCIA TEMÁTICA, EMBORA DISFARÇADA(O ESTILISTA SEM PERNAS, OS ATENTADOS `AS SUAS MODELOS - A FALTA DE RAÍZES, A QUESTÃO DA DIFERENÇA, A MORTE DE MODELOS INTERIORES DA PROTAGONISTA, QUER DIZER, SUA MANEIRA DE ENCARAR O MUNDO). A DIRETORA JÁ COLOCA UM ENIGMA PARA O ESPECTADOR REFLETIR, PROCESSAR EM SUA MENTE, EMBORA NÃO O FAÇA DE FORMA EXPLÍCITA: O QUE QUER DIZER ISSO? UM ESTILISTA SEM PERNAS, ESSAS MODELOS MORRENDO?

*A INTRODUÇÃO CUMPRE BEM SUA FUNÇÃO SEGUINDO UMA LINHA DE INTRODUÇÃO EM QUE A AMBIÇÃO É APRESENTAR TEMAS E PERSONAGENS DANDO INFORMAÇÕES QUE DÃO UMA AMOSTRA DO CONTEÚDO DO RESTANTE DO FILME.

PRIMEIRA AULA:

-OS 2 SE ENCONTRAM PARA A PRIMEIRA AULA DA MOÇA.

SEGUNDA AULA

-ELA VAI PARA O SALÃO DE DANÇA E DEPOIS PENSA SOBRE O ROTEIRO
-APARECE UMA RACHADURA NO PISO(ELEMENTO SIMBÓLICO)

TERCEIRA AULA

- O PISO ESTÁ RUIM

ACREDITO QUE O PRETEXTO PARA A VIAGEM DA PERSONAGEM NÃO SEJA MUITO CONVINCENTE, APESAR DE SEMPRE PODER EXISTIR A JUSTIFICATIVA DO ELEMENTO SIMBÓLICO(A METÁFORA DA RECONSTRUÇÃO).NO CASO, ESSE ELEMENTO É UM POUCO FORÇADO, TENDO-SE EM VISTA A DISCUTÍVEL PLAUSIBILIDADE EXISTENTE NO FATO DA PERSONAGEM VIAJAR POR CAUSA DISSO:
O ARAUTO, UMA ESPÉCIE DE PEDREIRO(O FILME NÃO EXPLICA QUEM É ), PERGUNTA SE ELA PODE VIAJAR POR ALGUMAS SEMANAS.

-ELA ESTÁ EM BUENOS AIRES, COMPRA SAPATOS E TEM AULAS COM 2 INSTRUTORES.

*PODE-SE COMPARAR OS SAPATOS DE SALLY COM OS APETRECHOS DE PERSEU(O CAPACETE DA INVISIBILIDADE, O ESCUDO), NECESSÁRIOS ‘A SUA JORNADA , COMO OS SAPATOS O SÃO PARA SALLY.

QUARTA AULA

VOLTA A TER AULA COM VERÓN, QUE LHE DIZ: “SABE DE UMA COISA? EU SEMPRE QUIS SER ATOR”
RESPOSTA: “EU SEMPRE QUIS SER DANÇARINA” E OS 2 DANÇAM EM UMA PAISAGEM DE CARTÃO POSTAL.
INTERSECÇÃO E ENCANTO ENTRE OS 2 PROTAGONISTAS

QUINTA E SEXTA AULAS

OS 2 CONVERSAM SOBRE ACASO E DESTINO, HÁ UMA DANÇA NA ESCADA ROLANTE E ELA VIAJA PARA HOLLYWOOD.

– O ESTILISTA NÃO TEM PERNAS

SALLY DIZ QUE DESISTIU DO FILME PORQUE ESCREVEU SOBRE UMA COISA QUE NÃO TEM VONTADE DE FILMAR, TALVEZ FILME SOBRE UMA COISA MAIS PESSOAL, COMO TANGO. ESSA AFIRMAÇÃO MARCA A TRANSIÇÃO, A TRANSFORMAÇÃO DA PERSONAGEM, POIS SUA MUDANÇA DE PROJETO ESTÁ COINCIDINDO COM SUA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL. APESAR DA PROTAGONISTA AFIRMAR QUERER FILMAR ALGO MAIS PESSOAL, ESSA AFIRMAÇÃO É DISCUTÍVEL POIS ELA JÁ ESTAVA TRABALHANDO EM UM PROJETO PESSOAL(LER CONSIDERAÇÕES SOBRE A INTRODUÇÃO E SOBRE A DÉCIMA SEGUNDA AULA), EMBORA SEU POSICIONAMENTO COM RELAÇÃO AO PROJETO ANTERIOR FOSSE MAIS AMARGO, POSIÇÃO QUE ,AGORA, ELA EVITA ASSUMIR - HÁ UM ELOGIO `A CAPACIDADE DE LIBERTAÇÃO DE AMARRAS PESSOAIS ATRAVÉS DA DANÇA. EXISTE, TAMBÉM,
UMA PERGUNTA INTERESSANTE, FEITA POR UM PRODUTOR DE HOLLYWOOD, QUE É JOGADA, DEIXADA NO AR PARA O ESPECTADOR : POR QUE O ESTILISTA NÃO TEM PERNAS? O ENIGMA DA INTRODUÇÃO É RETOMADO, AGORA DE FORMA MAIS EXPLÍCITA.

*O FILME COLOCA UMA DIALÉTICA INTERESSANTE ENTRE EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROJETO ARTÍSTICO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE E MOSTRA A INTERSECÇÃO EXISTENTE ENTRE ESSAS EXPERIÊNCIAS, HAVENDO TAMBÉM, DE FORMA MAIS OU MENOS EXPLÍCITA, A VALORIZAÇÃO DESSA INTERSECÇÃO.

SÉTIMA AULA

ELES MARCAM ENCONTRO E ELE FALTA - COMEÇAM OS DESENTENDIMENTOS ENTRE OS DOIS, ELES CONVERSAM SOBRE REDEFINIÇÃO DE RELACIONAMENTO.

OITAVA AULA

DESENTENDIMENTOS CONTINUAM, EVOLUEM:
PABLO DIZ: “ISSO(A MISTURA ENTRE ASSUNTOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS) PODE DESTRUIR TUDO”
ELE RESPONDE `A DISCRETA AGRESSÃO DE SALLY EM INGLÊS.

ELE PERGUNTA SE ELA ENTENDEU.
OS DESENTENDIMENTOS E A TEMÁTICA DA CENA(ASSUNTOS PROFISSIONAIS X PESSOAIS) SÃO MARCADAS, TAMBÉM, POR ESSE ELEMENTO, ISTO É, A ALTERNÂNCIA DE IDIOMAS.

NONA AULA

DESENTENDIMENTOS SE ACENTUAM:
ELES DANÇAM E FALAM SOBRE CIÚME

OS DESENTENDIMENTOS CHEGAM AO ÁPICE, HAVENDO TROCA DE ACUSAÇÕES E REVELAÇÕES SOBRE OS MOTIVOS OCULTOS DAS PERSONAGENS:

PABLO

-VOCÊ ME USOU PARA REALIZAR SUA PEQUENA FANTASIA!

SALLY
-VOCÊ ME USOU PORQUE QUERIA APARECER NO FILME E VIRAR UM ASTRO!

ESSAS SÃO VERDADES RELATIVAS QUE SÃO EXAGERADAS PELA EMOÇÃO DAS PERSONAGENS, QUE AS DIZEM EM TOM DE ACUSAÇÃO.

DÉCIMA AULA

COMEÇAM AS REFERÊNCIAS MÍTICAS
EXISTE UMA REFERÊNCIA MÍTICA(TAMBÉM PARALELISMO) NA HISTÓRIA CONTADA POR SALLY PARA PABLO(ELA MANDA UMA CARTA PARA PABLO E NARRA UMA HISTÓRIA BÍBLICA EM VOZ OVER), QUE COINCIDE COM A RECONCILIAÇÃO ENTRE OS 2, FORNECENDO UM INTERESSANTE CONTRASTE “MÁGICO”ENTRE AS 2 SITUAÇÕES - BRIGA X RECONCILIAÇÃO - QUE VALORIZA A SITUAÇÃO DE RECONCILIAÇÃO. DEPOIS DISSO, UM CHAMADO `A AVENTURA FEITO POR SALLY A PABLO: “EU SEGUI VOCÊ NO TANGO. NO FILME VOCÊ PRECISA ME SEGUIR”.
HÁ TAMBÉM UMA ESPÉCIE DE BATISMO NA ÁGUA : OS DOIS ESTÃO EM UMA FONTE, OS 2 PASSAM AS MÃOS NA ÁGUA E PABLO SUBMERGE. SALLY TAMBÉM ESTÁ ENTRANDO EM UMA AVENTURA, PORÉM, É UMA AVENTURA PELA QUAL ELA JÁ PASSOU OUTRAS VEZES, ENQUANTO PABLO ESTÁ COMEÇANDO A VIVÊ-LA, DAÍ O ENFOQUE MAIOR À PERSONAGEM PABLO.
(TODA ESSA SEQUÊNCIA CONTÉM ESSA IDÉIA DE VALORIZAÇÃO MÁGICA EXPLICADA ACIMA, QUE SERVE, TAMBÉM, PARA VALORIZAR A TRANSIÇÃO DA NARRATIVA E A DIFERENCIA DO SIMPLES "PRESENTE MÁGICO", RECURSO QUE CORRESPONDERIA APENAS À CARTA CONTENDO A HISTÓRIA BÍBLICA).

DÉCIMA-PRIMEIRA AULA

OS 2 BRIGAM E HÁ UM CONFLITO DE PODER
ELE COMO MESTRE DE TANGO, NÃO ACEITA A LIDERANÇA DE SALLY(RECUSA DO CHAMADO À AVENTURA).

DÉCIMA-SEGUNDA AULA

“PRECISAMOS CUIDAR DE NOSSA RAINHA”, ESSA FRASE, ALÉM DE MARCAR MAIS UMA REFERÊNCIA MÍTICA, MARCA A ACEITAÇÃO DA LIDERANÇA DE SALLY POR PARTE DE PABLO.NOTE-SE QUE ESSA FRASE É DITA POR UM DOS INSTRUTORES DE TANGO(AMIGO DE PABLO E SALLY-VER TERCEIRA AULA)E NÃO PELO PRÓPRIO PABLO.OCORRE AQUI UMA TRANSFERÊNCIA DE SIGNIFICADO: UMA PERSONAGEM (PLANA) CUJO ATO SE REFERE A
UM SIGNIFICADO PERTENCENTE A OUTRA(PABLO): A BUSCA DE SOLUÇÕES MENOS ÓBVIAS E DE MAIOR CONCISÃO.

AGORA, OS 2 ESTÃO EM UMA IGREJA JUDAICA.SAEM E PASSEIAM POR UMA PAISAGEM

REFERÊNCIAS MÍTICAS: O SIGNIFICADO E A ORIGEM

POR QUE OS 2 SE CONHECERAM(?) : “QUERO SABER PORQUE NOS CONHECEMOS.NÃO ME SINTO EM CASA NEM AQUI NEM NA FRANÇA. TENHO MEDO DE DESAPARECER SEM DEIXAR RASTRO”.

EXISTE UMA GRANDE IDENTIFICAÇÃO(ATENTE PARA A ÚLTIMA FRASE DE SALLY) ENTRE OS PERSONAGENS E UM CARÁTER DE DESENRAIZAMENTO CONTIDO NESSA FRASE QUE ASSOCIA A SITUAÇÃO DOS DOIS `A SUA ORIGEM JUDAICA(REFERÊNCIA `A DIASPÓRA, ESSA CONDIÇÃO/SENSAÇÃO,EMBORA EXISTA HOJE UM ESTADO NACIONAL JUDEU, OCORREU DURANTE MUITO TEMPO E MESMO APÓS A CRIAÇÃO DESSE ESTADO ESSA SENSAÇÃO DE DESENRAIZAMENTO PERSISTE ENTRE MUITOS JUDEUS. ESSE ELEMENTO JÁ APARECE COMO ÍNDICE OCULTO NA PRESENÇA DOS TRÊS IDIOMAS QUE ENVOLVEM A COMUNICAÇÃO DOS PROTAGONISTAS.

*METALINGUAGEM – O AUTOR REFLETE SOBRE A PRÓPRIA OBRA: EM ALGUNS MOMENTOS DO FILME, A DIRETORA/ ATRIZ/ ROTEIRISTA REALIZA ESSE COMENTÁRIO, CONSCIENTIZANDO OS ESPECTADORES. PRIMEIRO NA CENA DOS SAPATOS(TERCEIRA AULA): SALLY DÁ UM SORRISO QUANDO SEUS MESTRES(E TAMBÉM GUARDIÃES DE LIMIAR) NAQUELE MOMENTO, LHE DIZEM QUE ELA TEM QUE COMPRAR SAPATOS NOVOS(REFERÊNCIA SIMBÓLICA À SITUAÇÃO MOSTRADA NA AULA ANTERIOR); SEGUNDO, QUANDO O AMIGO DE PABLO E SALLY DIZ: “PRECISAMOS CUIDAR DE NOSSA RAINHA”: ELES SORRIEM E OLHAM PARA A CÂMERA DE SOSLAIO.
TERCEIRO, QUANDO ELA ESTÁ FALANDO COM PABLO, JÁ NO FINAL DO FILME. ELA DIZ: “ESTAMOS FAZENDO ASSIM MESMO”(COM REFERÊNCIA À REALIZAÇÃO DO FILME DENTRO DO FILME) E SORRI.

QUAL É O PROBLEMA DO FILME? APESAR DE A ROTEIRISTA DEMONSTRAR DOMÍNIO SOBRE AS TÉCNICAS DE ROTEIRO, JÁ QUE FAZ USO HÁBIL DOS ELEMENTOS DE RETÓRICA(COMO EXEMPLOS, CITO A ANTÍTESE QUE APARECE LOGO NO INÍCIO - IMAGINAÇÃO X REALIDADE E O CONTRASTE MÁGICO),
ASSIM COMO DE REFERÊNCIAS MÍTICAS E DE DIÁLOGOS CONCISOS, É A PREVISIBILIDADE QUE MARCA O FILME.PARADOXALMENTE,
APESAR DESSA PREVISIBILIDADE, PRESENTE AO LONGO DO FILME, ELA GUARDA A SURPRESA DE SEU FINAL OCULTO, QUE NÃO É PERCEBIDO POR TODOS MAS QUE SE FAZ PRESENTE NO ENIGMA DO COMEÇO, NA REITERAÇÃO DO ENIGMA E NA REVELAÇÃO FINAL: A DIÁSPORA.

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