ATENUAÇÃO E AGRAVAMENTO
Ao receber uma mensagem, o receptor lhe atribui valores como: importância, gravidade, aceitação/reprovação, além de uma resposta emocional. Esta valoração e a resposta emocional, bastante subjetivas e contextualizadas, podem ser atenuadas ou agravadas pelas características do discurso que veicula a mensagem. Isso decorre de transferências icônicas, convenções editoriais, de entoação e gestual, manipulação psicológica e ênfase.
Há meios de atenuar ou agravar nos diversos níveis do discurso. Vejamos:
· Ordem de emissão. O que é recebido antes, convencionalmente é considerado mais importante.
· Corpo tipográfico relativamente maior está associado, por convenção, à maior importância do que se veicula.
· Volume de texto maior está associado à maior importância.
· Destaques gráficos (cor diferenciada, moldura, tipografia diferenciada, etc.) podem sugerir importância.
· Ordem temática:
· Ordens gradativas, ascendentes ou descendentes, podem agravar ou atenuar conforme o caso.
· Iconias: podem atenuar ou agravar conforme o caso.
· Repetição: agrava se repete o que agrava, atenua se repete o que atenua.
· Ênfase: atenua ou agrava conforme enfatize o que atenua ou o que agrava.
· Entoação e gestual expressivos: uma entoação expressiva, conforme ao que suscita a mensagem, pode agravar o impacto psicológico. Uma entoação e um gestual que tendem para a neutralidade emocional atenuam.
· Sintáticos: apostos, adjuntos adverbiais e adnominais podem agravar ou atenuar conforme o caso.
· Lítotes atenua. Ex.: 'Sou bela?' 'Não és feia'.
· Metonímias atenuam ou agravam conforme o caso.
· Comparações idem. Um caso notável de comparação que intensifica: 'Inteligente como um jumento'. 'Bonito como um dragão'. Nessas comparações não se pode dizer que temos ironia, pois, o jumento não é de todo destituído de inteligência, mas o grau de inteligência nele é considerado muito baixo comparativamente a outros seres.
· Metáforas, em especial as hipérboles, atenuam ou agravam conforme o caso.
· Ironia agrava.
· Precisão atenua ou agrava conforme o caso.
· Antíteses agravam.
· Conotação pode agravar ou atenuar.
· Avaliações subjetivas podem atenuar ou agravar.
· Suspense agrava.
· Presentificação agrava.
· Empatia agrava.
· Envolvimento agrava.
· Imprevisibilidade agrava.
· Dramatização agrava.
· Paralelismo narrativo agrava.
· Sumarização atenua.
· Imparcialidade do narrador atenua.
· Ponto de vista neutro atenua.
Fonte: "Elementos de Retórica", de Radamés Manosso.
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