domingo, 19 de setembro de 2010

A FÁBULA DE MASSA

FÁBULA DE MASSA

A narrativa de massa é um pressuposto metodológico. Não há de ser encontrada com todos os seus elementos de caracterização. Resume as características formais típicas da narrativa com largo espectro de aceitação, que vem sendo usada exaustivamente na literatura de massa e em outras modalidades narrativas. As características são:

·Presença das seguintes partes: prólogo, desencadeamento, desenvolvimento, complicação, clímax e epílogo
·Unidade de ação
·Unidade de caráter dos personagens
·Causalidade
·Necessidade
·Verossimilhança interna
·Continuidade
·Desencadeamento com objetivo a atingir
·Ter um falso final
·Ter um anticlímax
·Na seqüência complicação - clímax deve ter uma inversão de tendência
·Imprevisibilidade
·Envolvimento
·Presentificação
·Final condizente com o envolvimento
·Sociabilidade
·Maniqueísmo
·Abundância de ação e emoção
·Background otimizado para o público-alvo.

As partes da fábula de massa

Prólogo: É a parte inicial da narrativa em que é colocada a situação inicial.

Desencadeamento: Sucede o prólogo e é a parte em que ocorre a ação cardeal que determina as demais ações cardeais da fábula. É um momento de aumento de tensão que fixa a atenção do receptor em definitivo à narrativa.

Desenvolvimento: Sucede o desencadeamento. É a parte central da narrativa na qual ocorre a maioria das ações cardeais.

Complicação: É parte do desenvolvimento. Começa num dado ponto do desenvolvimento e com ele termina, imediatamente antes do clímax. É a parte em que se verifica intensificação contínua. As características que podem se intensificar na complicação são:

·O envolvimento do receptor.

·A excitação das emoções do espectador.

·A velocidade da ação.

·A complexidade da ação.

·Os obstáculos para atingir os objetivos.

·A proximidade do objetivo a ser atingido.

·As dificuldades do personagem com quem o receptor simpatiza.

·O acirramento dos conflitos.

Clímax: É a parte da ação em que se dão as ações que resolvem o processo que se complicava. O clímax desata o nó que se apertava continuamente na complicação e que fora atado no desencadeamento.

Epílogo: Sucede o clímax. Insere a situação posterior a este.

Ordem de apresentação

A ordem de apresentação revela as ações e situações que formam a fábula. Uma fábula admite incontáveis ordens de apresentação.

Adaptado de "Elementos de Retórica", de Radamés Manosso

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