sábado, 4 de setembro de 2010

PEQUENO PANORAMA DO FILME NOIR A PARTIR DOS ANOS 70 - 9/ 2002

                                        "O PERIGOSO ADEUS", de Robert Altman.


O FILME NOIR A PARTIR DOS ANOS 70 - 9/2002

por Jorge Lobo

"...Filme noir foi um termo usado para descrever os filmes hollywoodianos da década de 40 e começo da de 50, nos quais eram retratados o submundo escuro e sombrio do crime e da corrupção. Filmes cujos heróis, bem como os vilões, eram cínicos, desiludidos e, frequentemente, solitários e inseguros, fortemente ligados ao passado e indiferentes quanto ao futuro. Em termos de estilo e técnica, o filme noir caracteristicamente abusa de cenas noturnas( internas e externas ), com cenários que sugerem realismo e com uma iluminação que enfatiza as sombras e acentua o clima de fatalidade."

Lista de filmes recentes que podem ser considerados noir:

O perigoso adeus, de Robert Altman

Chinatown, de Roman Polanski

A chave do enigma, de Jack Nicholson(continuação de Chinatown)

Corpos ardentes, de Lawrence Kasdan

Na calada da noite, de Robert benton

Fugindo do passado, de Robert Benton

O destino bate à sua porta*, de Bob Rafelson

Hammett - mistério em Chinatown, de Wim Wenders

A dama do cine Shangai, de Guilherme de Almeida Prado (único exemplar nacional do gênero)

O preço da traição, de Lee Tamahori

Los Angeles, cidade proibida, de Curtis Hanson

Blade runner - o caçador de andróides(noir + ficção científica)

Cliente morto não paga, de Carl Reiner

*Refilmagem

O NOIR NA TV

Boca do lixo(série de tv brasileira)

Fallen angels(série de tv norte-americana. Em vídeo, há duas compilações contendo alguns episódios dessa série: Fallen angels e Fallen angels - a inocência perdida

O PORQUÊ DO ENQUADRAMENTO DESSES FILMES NA CATEGORIA NOIR E COMENTÁRIOS SOBRE OS FILMES

-O filme noir é fundamentalmente pessimista, o que, sem dúvida é um traço desses filmes(embora tenhamos concessões comerciais em alguns deles)

-A personagem Philip Marlowe, de Raymond Chandler, interpretado por Humphrey Bogart em À beira do abismo,de Howard Hawks e por Dick Powell em Até à vista, querida, volta à cena nos anos 70, interpretado por Elliott Gould em O perigoso adeus, de Robert Altman, e nos anos 80, na colagem cinematográfica de Cliente morto não paga.

-O detetive, nesses filmes da nova fase do noir, novamente aparece como uma figura ambígua: é visto com desconfiança tanto pela polícia(que o considera um gangster camuflado) quanto pelos bandidos(que o vêem como fazendo parte da polícia).

-Ambiguidade figurativa: a violência, o vício, a corupção sempre são mostrados com um certo fascínio, mistério, aventura.

-Chinatown, de Roman Polanski - Detetive particular(Jack Nicholson), contratado por uma misteriosa mulher acaba se metendo em intrincadas aventuras, envolvendo especulação imobiliária, corrupção e mortes. Talvez o melhor filme da fase mais recente do noir, tem trama ambientada na Los Angeles dos anos 30, na tradição dos romances policiais de Dashiel Hammett e Raymond Chandler e traz um roteiro muito bem elaborado(por Rober Towne, que aliás ganhou um oscar pelo trabalho). Polanski faz uma ponta, como o bandido que esfaqueia Nicholson no nariz(meteu o nariz onde não era chamado) e John Huston(um mito do gênero) aparece em um papel pequeno, mas importante.

-Corpos ardentes, de Lawrence Kasdan, teve sua trama inspirada em Pacto de sangue, de Billy Wilder, um clássico noir. Já O destino bate à sua porta, além de ser refilmagem do filme de mesmo título de 1947, é baseado em uma novela de James M. Cain, o mesmo de Pacto de sangue.

-Los Angeles - cidade proibida, de Curtis Hanson - A trama policial do filme é baseada no livro homônimo de James Ellroy. Livro e filme pretendem ser uma radiografia moral e social da Los Angeles dos anos 50, época em que a cidade ganhou status de metrópole do futuro: na superfície, o glamour da indústria de filmes de Hollywood, os progressos urbanos, por baixo, políticos e policiais corruptos, drogas e sexo fácil. O roteiro de Hanson e Brian Helgeland, baseado no livro de Ellroy, é bem elaborado, mas peca por se render ao comercialismo expresso na invulnerabilidade dos protagonistas e no final feliz, características dispensáveis para o gênero.

-Fugindo do passado, de Robert Benton - Paul Newman é um detetive particular aposentado que vive na casa anexa à mansão das ex-estrelas de cinema, Gene Hackman e Susan Sarandon, seus grandes amigos. Susan foi casada com outro ator enquanto mantinha um caso extraconjugal com Hackman. Seu marido acabou sendo assassinado, embora o corpo nunca tenha aparecido durante os últimos 20 anos, que ela viveu ao lado de Hackman. Devido a fatos inesperados Newman acaba ficando contra o casal.O filme é marcado pela nostalgia. Primeiro pela escolha do elenco: Susan Sarandon, Gene Hackman, Paul Newman, James Garner. O estilo do filme segue muito bem a trilha noir, inclusive com voz off da personagem principal e trilha sonora que empresta mistério à ação.O roteiro é bom.

-Cliente morto não paga - Steve Martin atua como Rigby, um detetive particular muito amigo de Philip Marlowe(um dos detetives particulares mais famosos da história do cinema). Ele acredita piamente nos ensinamentos do amigo, como "balas não matam; o amor, sim". Logo no início do filme, Rigby é contratado por Juliet forrest(Rachel Ward), a filha de um famoso cientista falecido em um acidente de carro. Ela acredita que o pai foi assassinado, e quer que o detetive descubra como e porquê. No decorrer das investigações, Rigby encontra várias personagens retirados diretamente dos velhos filmes noir, interpretados por: Bette Davis, Kirk Douglas, Burt Lancaster, Ingrid Bergman, Humphrey Bogart(como o próprio Marlowe), Vincent Price e outros. A história foi feita sob medida para que as antigas cenas se encaixassem na investigação de Rigby. A necessidade de adequar as antigas sequências às novas fez com que o roteiro ficasse desconexo, era preciso mais criatividade para fazer com essa articulação um filme mais interessante. Ainda assim, vale a pena conferir.

-O preço da traição, do neozelândes Lee tamahori, é um filme localizado em 1954, ano em que o crime organizado nos EUA parecia estar com os dias contados. Era também a época de testes nucleares- a primeira bomba H explodiu em 1952- e vale a pena prestar atenção no pavilhão de cancerosos, que aparece à certa altura do filme.Max Hoover(Nick Nolte) acha que vale tudo para combater o crime, até atropelar a lei em certos casos. Hoover é feliz no casamento com Katherine( Mellanie Griffith), mas teve uma breve ligação com Alison Pond(Jennifer Connely) que aparece morta e joga o ex-amante numa crise de grandes proporções envolvendo desde seu próprio casamento até a segurança nacional. O filme, apesar de seu bom elenco, peca no mesmo quesito de Los Angeles - cidade proibida: o roteiro protege demais o protagonista.

-Boca do lixo, de Roberto Talma é uma série de tv brasileira de 1990, que conta a história de uma atriz de pornochanchada que abandona a carreira pra se casar com um empresário e, insatisfeita com sua indiferença, cai nos braços de um chefe de obras, responsável pela construção de sua casa.

-Fallen angels é uma série de tv noir norte-americana iniciada em 1993, que traz adaptações de contos policiais em curtas de trinta minutos cada, com introdução em preto e branco.

ESTENDENDO O ASSUNTO SOBRE FILME NOIR:

Título: O outro lado da noite - filme noir
Autor: Antônio C. de Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário