domingo, 19 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO

EXPOSIÇÃO

Os fatos que não ficam evidentes ao espectador através do desenrolar dos acontecimentos na tela, mas dos quais precisa estar ciente, são tratados por um artifício chamado exposição. Podem ser fatos que aconteceram no passado, antes do desenvolvimento da história; podem ser sentimentos, desejos, deficiências do Personagem; ou ainda características específicas do local onde se passa a história.
Os modos mais fáceis e usados de fazer uma exposição são através de um conflito ou humor.
O grande Billy Wilder usava narrações em Off (voice over), geralmente feita pela personagem principal, como em Crepúsculo dos Deuses e Pacto de Sangue. A narração em Off corresponderia ao coro das peças gregas ou ao narrador de um romance literário.
O problema da exposição é que ela só é necessária ao espectador. Não é uma coisa que os personagens precisem saber no decurso da trama, salvo raras exceções. Por exemplo, um personagem tem medo de altura. Todos os colegas desse personagem sabem que ele tem esse medo. No dia à dia, no cotidiano da história, esse medo da personagem não será citado, mas o espectador precisa ter conhecimento disto. Permitir que esse personagem fale a qualquer momento "eu tenho medo de altura", soará por demais artificial. Em outras palavras, o conteúdo das exposições, na maioria das vezes, revela aquilo que os personagens já sabem, só que o espectador também precisa ser informado para vivenciar plenamente a história e as ações. O uso da exposição deve ser usado com comedimento, pois é um artifício mais narrativo do que dramático.
Uma exposição bem feita não deve parecer o que de fato é, ou seja, o espectador não deve perceber que aquilo foi uma exposição. Ernest Lehman, roteirista que trabalhou em diversos filmes de Hitchcock, dizia - Não deve parecer o que é na realidade.A exposição também pode ser feita pela ignorância do personagem a respeito de alguma coisa, como em Guerra nas Estrelas de George Lucas. O protagonista Luke Skywalker ouve o velho Ben Kenobi citar a respeito da Força (uma energia mística que envolve e penetra em tudo e todos). Como Luke desconhece o que é a Força, pergunta a Ben, que lhe explica sabiamente. É um modo menos sutil de apresentar uma exposição, que é válida somente quando há uma ignorância de um personagem à respeito de alguma coisa.

1.Elimine toda exposição que não for essencial ou que mais tarde, no decorrer da história ficará clara.
2.Apresente a exposição considerada necessária em cena que contenha conflito e, se possível, humor.
3.Adie o uso do material expositivo sempre que for possível até um momento posterior da história e aí transmita-o no momento de maior impacto dramático.
4. Use conta-gotas e não uma concha sempre que precisar apresentar a exposição necessária.

Texto extraído do livro "Teoria e Prática do Roteiro"
de Edward Mabley e David Howard

EXPOSIÇÃO COM ENIGMA ANTERIOR

A exposição, no caso do filme "SOB O DOMÍNIO DO MEDO", de Sam Peckinpah, veio acompanhada de uma temática importante do filme,isto é, o estupro.Foi um enigma lançado pelo roteirista, que deixou no ar a possível participação, no passado, da personagem interpretada por Dustin Hoffman.

Jorge Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário